CONTATE-NOS: (43) 9 9637-4163

NOTÍCIAS

Home | Notícias | CULTURA EM SEGURANÇA DO TRABALHO

CULTURA EM SEGURANÇA DO TRABALHO

É muito importante que a Consciência em Segurança do Trabalho comece na diretoria da Empresa.

São os gestores da alta hierarquia que inicia os primeiros passos deste departamento aceitando as regras e criando um Código (Normas) de Conduta.

Com o código de conduta criado, os gestores tem que mostrar aos colaboradores que estão cumprindo com ela sem exceção, desta forma os trabalhadores entenderão que é importante conhecer e cumprir, criando uma cultura organizacional.

Cultura Organizacional é a percepção que colaboradores da empresa tem sobre determinado departamento ou visão geral da empresa.

É possível estudar mais afundo o tema e aplicar em outras áreas e também controlar, mas tudo inicia com o Código de Conduta e a diretoria como espelho.

A Segurança do Trabalho gera sentimentos de Confiança, Segurança e Valorização, podendo também aumentar a produtividade dos trabalhadores. A ideia errônea de que a Segurança do Trabalho é contra a Produção é que gera um grande índice de acidentes de trabalho.

É importante deixar claro que o departamento de segurança do trabalho é um benefício ao colaborador, não apenas uma exigência em normas. Como o plano de saúde, vale alimentação, Participação nos Lucros, o departamento de segurança do trabalho é uma garantia de uma vida mais saudável e sem risco.

Quando o colaborador entende o verdadeiro significado deste departamento e percebe que toda a empresa esta envolvida, cria valor inconsciente e o cuidado com a segura se torna rotina.

Segue algumas dicas ao empregador:

1º O empregador precisa ter conhecimento e buscar novas informações sobre a área em Segurança do Trabalho;

2º Fornecer os equipamentos de segurança e fiscalizar se estão em bom estado e com a C.A. Validada;

3º Fiscalizar constantemente se os colaboradores estão utilizando e de forma correta os equipamentos.

Caso precise de informações e equipamentos de segurança, não esqueça que a VidaSeg trabalha para que todos tenham uma Vida Segura, fornecendo informações técnicas e equipamentos que você realmente necessita.

Reflexão: “A Vida é ruim para quem não sabe viver”.

não-usar-epi

< Voltar